quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fobias




Se seu cão está com medo durante uma tempestade e o 31 de dezembro não é nenhum piquenique para ele. Bom você não está sozinho. É muito comum enter os animais de estimação serem sensíveis a barulhos altos. Determinar o nível de sensibilidade do seu cão vai ajudá-lo a desenvolver um plano de modificação de comportamento para aliviar a ansiedade dele. Alguns cães podem apenas se agitar um pouco e tentar ficar perto de você, enquanto experimenta o medo, Outros cães podem experimentar uma reação fóbica e tornar-se verdadeiramente destrutivo em seu ambiente e até tentar escapar. Em qualquer situação, é importante encontrar o gatilho para o medo do seu cão e trabalhar no sentido de reduzir o estresse e a ansiedade seu cão. É possível criar um plano de modificação de comportamento para a redução do estresse ao medo de seu animal isto envolve determinar o que causa o medo dele e como isto esta afetando seu comportamento.
Alguns gatilhos comuns para o comportamento temeroso são:
      Trovoadas 
      Fogos de artifício
      Carros de bombeiros / Motos / aviões (o ruído do motor excepcionalmente alto)
      Aspiradores (eletrodomésticos altos)
      Sons altos
      Estouro balão,
      Escapamento de carros e caminhões etc.

Seu animal de estimação pode ter medo de uma série de situações ruidosas. Diminuir o que faz com que seu animal de estimação  mostra sinais de estresse e ansiedade vai ajudá-lo a avançar com um plano de tratamento. Alguns comportamentos comuns temerosos seu animal de estimação podem ocorrer como resultado de um estímulo aos gatilhos:

      Escondendo debaixo dos móveis ou em outros locais escuras áreas isoladas
      Agitação
      Comportamentos de esquiva (fugindo / escapando)
      Agressão defensiva (rosnando, latindo)
      Medroso e com posturas corporais (Rabo entre as pernas)
      Submisso (enrolar em uma bola)
      Comportamentos destrutivos (muitas vezes resultado de tentativas de fuga)
      Vocalização (Latidos incessantes)
      Micção ou defecação descontrolada 
      Babar e ou ficar ofegante
      Vontade ou falta de vontade de deitar-se ou ficar em um lugar 

Comportamentos de medo muito intensos são mais complicados para se modificar. Você pode precisar procurar ajuda de um médico veterinário se o temor de seu animal de estimação for grave ou se após um período de treinamento a condição do seu animal de estimação não melhorar.

Gerenciando o Ambiente

Após ter identificado o que está produzindo em seu animal o medo e relacionado o comportamento e o nível  determinado de medo que seu animal está passando, você pode começar a melhorar a vida dele, reduzindo o medo emocional. Muitas vezes, gerenciar o ambiente e limitar a exposição ao estímulo se antecipando o início da ansiedade distraindo-o  ou redirecionando a atenção do seu animal de estimação pode ser útil na resolução de questões menores. Por exemplo, se seu cão se estressa com barulho de fogos de artifício, você pode conscientemente se antecipar e tomar medidas preventivas  para o Ano Novo ou finais de campeonatos ou jogos importantes..

Coloque um plano de ação:

      Planeje um dia ativo para o seu animal de estimação, com a abundância de exercícios. Isso ajudará a criar uma atmosfera cansada e relaxada.
   Criar um local seguro para seu animal de estimação (ele mesmo pode já ter escolhido um local preferido ) como uma cama macia e brinquedos favoritos.
      O uso de ervas calmantes é muitas vezes suficiente em casos leves para ajudar seu cão a relaxar.
      Acariciar o seu animal de estimação durante um tempo antes dos eventos..
      Durante o evento real distrair seu animal com um jogo favorito dele, que ele goste. Isso poderá  distrai-lo dos barulhos assustadores e  ele ira associar o evento  a algo bom.
      Distrações alimentares (guloseimas) também podem ser útil.
      Tente sempre acalmar o seu animal com palavras gentis e carinhos. Mantenha-se calmo, e lembre-se sempre que o medo dele é uma emoção e não um comportamento.

A ajuda para o seu animal de estimação durante um episódio de medo leve pode ser bem sucedido se planejado com antecedência. 

A resposta fóbica pode ser muito mais intensa e é frequentemente identificado com comportamentos destrutivos e ou agressivo. Seu animal de estimação está tentando escapar da coisa que está causando o medo. A fobia é definida como uma resposta do medo que é persistente, mal adaptativo e fora de proporção com a situação. Resolver problemas de medo fóbico, muitas vezes exige o apoio de um terapeuta comportamental  e ou veterinário.



Redução da ansiedade 

O objetivo com o plano de modificação de comportamento será o de mudar a maneira como seu animal de estimação se sente sobre as coisas que ele tem mais medo. Seu objetivo é fazer com que seu cão tenha um resultado agradável (petisco, elogio verbal, brincando com um brinquedo favorito ou qualquer coisa que ele pode ver como uma recompensa) sempre que ele encontra o estímulo assustador. Será muito importante para continuar com estes exercícios a um ritmo gradual e permitir que a abundância de tempo para o seu cão ou filhote de cachorro para se tornar ajustados a esta nova experiência antes de prosseguir. Nunca force o seu animal de estimação a uma interação com um estímulo assustador e sempre começar a partir de seu nível de tolerância. Se você ver um estresse ou reação medrosa do seu animal de estimação depois de ter ido muito longe na formação, terá de voltar atrás e repetir certos exercícios até que o seu animal de estimação fique mais confortável. Para fins de instrução, vamos delinear um exercício para ajudar o seu cão a reduzir a ansiedade associada com trovoadas.

O tipo de treinamento que você estará usando é contra-condicionamento e dessensibilização e o mesmo processo irá trabalhar com uma variedade de medo indutor de estímulo.


Faça uma  gravação de  tempestade. Em sua primeira sessão de formação reproduzir a gravação em um volume muito baixo para que uma resposta de medo  não seja atingida em seu animal de estimação. Jogue  o jogo favorito do seu cão e alimentá-lo de deleites especiais. Dê atenção positiva para criar uma boa associação com o ruído de fundo (a gravação tempestade).
Na sua sessão seguinte gradualmente aumente o volume da gravação, proporcionando o reforço positivo.

Se você notar qualquer reação medrosa você pode ter ido além do limite de tolerância do seu cão. Pare e faça uma pausa, reduza o volume e continue em um ritmo mais lento.
Gradualmente aumente o volume ao longo de um período de semanas ou meses. Este tipo de treinamento vai exigir  sessões de formação frequentes. O medo do seu cão não irá diminuir de um dia para outro. Alterar uma resposta emocional a algo assustador vai levar tempo e paciência. Pode ser difícil de recriar completamente todos os componentes de uma tempestade. Luzes,  vento, mudanças na pressão  as trevas; algumas ou todas essas coisas já podem ser precursores de episódios do seu cão com  medo, criando ansiedade antecipatória. Tentando duplicar os gatilhos em níveis de exposição significativamente mais baixos vai permitir que seu cão associe coisas boas (jogar com você) com o início da coisa assustadora(tempestade).

Evitando as Armadilhas

Você nunca deve punir o seu cão ou filhote de cachorro por ter uma resposta terrível. Usando a punição você só vai fazer com que seu animal de estimação passe a ser mais assustado e complicar o processo de formação. A punição não vai ajudar o seu animal de estimação para superar seus medos e aceitar uma situação assustadora como não ameaçadora. Usando um processo de dessensibilização irá gradualmente ajudar seu animal de estimação a ser menos amedrontado e mais confiante em seu ambiente.


Dicas e sugestões

Nunca force o seu animal de estimação para interagir com algo que ele tenha medo. Tentando mostrar-lhe que há "nada a temer" isso só irá causar-lhe a  experimentação da situação sob estresse extremo e, possivelmente, tornar o problema e o medo piores. 
Forneça um local seguro para seu animal de estimação, como um quarto de hóspedes onde sua área de alimentação e área de dormir possa ser isolado do resto da casa. É importante  lhe permitir ter um refúgio confortável. Evite qualquer estímulo novo, se seu cão já está com medo, mantenha sua rotina tão normal quanto possível. Certifique-se sempre que o problema de comportamento que o seu animal está experimentando não está relacionado a uma condição médica . Ajudar o seu  animal de estimação em questões relacionadas ao medo levará tempo. Não há "solução rápida". A paciência será um fator importante no sucesso da adaptação do seu animal e aclimatação.

E o mais importante o ame em todos os momentos, pois ele já faz isso por você...


Nenhum comentário:

Postar um comentário