segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Benefícios dos Cães em nossas vidas


É sonho de toda criança ter um animal de estimação e muitas delas optam por pedir aos seus pais um cãozinho. Entre as inúmeras vantagens de tê-los, destaco aqui três pontos que, na minha opinião, são importantes e interessantes.
Benefícios dos cães em nossas vidas.(FOTO: Flickr//dmsumon)
O primeiro ponto, de acordo com alguns estudos médicos, é que crianças que crescem em contato com cães e outros animais de estimação possuem grandes chances de desenvolverem imunidade a diversos tipos de alergia. O benefício do contato com os cães já começa desde o nascimento do bebê, passando pela infância, adolescência, até chegar à fase adulta.
O segundo ponto que considero importante é que ter um animal de estimação porta àquele que o possui o desenvolvimento do senso de responsabilidade e respeito para com outro ser vivo. Não é raro, e hoje em dia vemos isso com uma certa freqüência, pessoas que maltratam animais causando-lhes traumas tão profundos que podem ser irreversíveis.
Ter um cãozinho é antes de tudo assumir um compromisso com a vida de outro ser vivo. Tem que saber tratá-lo para que possa se desenvolver saudável físico, emocional e psicologicamente.
Benefícios dos cães.(FOTO: Flickr//FaceMePLS)
O terceiro ponto que acho crucial na relação homem x animal é a referência da morte, ou seja, da perda de um ente querido. Hoje, o cão passou a ser um membro da família com quase todos os direitos de qualquer outro indivíduo da casa. Sou um grande crítico nessa relação estreita e profunda, que abafa o “ser animal” e exacerba o antropomorfismo. Isso causa um mal profundo na psique dos animais. Mas isso é assunto para outra hora. O que desejo salientar aqui é o fato de que a criança, em muitos casos, tem a sua primeira experiência de morte com a perda de seu animal de estimação. Após anos de convivência, a pouca idade que os animais possuem trás à realidade a perecibilidade da vida a que todos nós estamos sujeitos.
Sendo assim, a convivência com os cães e outros animais de estimação trás inúmeros benefícios. Bem aventurados aqueles que gostam dos cães e com eles desenvolvem uma relação sadia de amizade e reciprocidade.


Por Flávio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário